3.31.2013

COSMOPOLITA É QUEM VIAJA NO COSMOS

Dupla de músicos sulistas, mistura diversas sonoridades para criarem uma obra ímpar de influências eletrônicas e orgânicas.


Projeto CCOMA é um duo de jazz intrumental contemporâneo, formado pelo trumpetista Roberto Scopel e pelo produtor e percussionista Swami Sagara (Luciano Balen).

O álbum 'Peregrino' é recheado de beats hipnóticos com misturas inusitadas entre os tambores africanos, brasileiros e ritmos Árabes e estilos como tango no que eles próprios denominaram de “future jazz”. O disco conta com participações especiais de gente como Di Melo (o imorrível), Zeca Baleiro, João Luiz Oliveira, Luciano Sallum, Paulo Johan, Diógenes Baptisttella e Corina Piatti.

Você inicia a audição com 'Grand Bazaar', que parece te transportar ao centro de uma feira Árabe, seguida pela 'Milonga para los perros', no melhor estilo Piazzolla ou neoGardel. Em 'Xangô é Rei', o duo opta por voltar às raízes brasileiras com uma batucada invocadora do Rei dos orixás.

'Bukowina' revela o espírito das fanfarras do leste Europeu, com belo arranjo de sopros. 'Iracino y Cerenita' celebra a proximidade com “nuestros hermanos” latino americanos e seus estilos musicais, tudo mesclado com nossa batucada e adaptado ao livre estilo do jazz do futuro e da música eletrônica.

'Amazônica fever' é feita para ferver nas pistas de dança através de uma cumbia densa e pesada. 'Cosmopolita' volta ao universo Árabe, misturando as batidas eletrônicas com cantos sírios. 'Caminho do meio', 'Partido-alto canhoteiro' e 'Música surda' encerram o álbum.

O disco te leva numa viagem sensorial pela música mundial, passando pelo leste Europeu, pela África e desembarcando na terra de Vera-Cruz e seus países vizinhos.

Existe uma transformação esperando àqueles que ouvirem o som do Projeto CCOMA. Cabe a você, ouvinte, decidir qual é a sua...

2012 Peregrino

1. Grand Bazaar (& Luciano Sallum)
2. Milonga para los perros (& João Luiz Oliveira)
3. Xangô é Rei (& Di Melo)
4. Bukowina
5. Iracino y Cerenita (& João Luiz Oliveira)
6. Amazônica fever (com Diogenes Baptisttella & Corina Piatti)
7. Cosmopolita (& Zeca Baleiro)
8. Caminho do meio (& Paulo Johann)
9. Partido-alto canhoteiro
10. Música surda


Um comentário:

Fabricio Meira disse...

Está difícil parar de ouvir esse álbum. Muito bom disco. Melodias hipnóticas e deliciosas.