5.04.2014

VOCÊ QUE É MAL PASSADO E QUE NÃO VÊ

Antonio Carlos Belchior ganha homenagem de novos artistas, que recriam suas canções e mostram que ainda continuam atuais.


O remake do álbum seminal de Belchior, 'Alucinação' de 1976, foi lançado digitalmente com regravações de clássicos do cancioneiro deste grande compositor nordestino. Este tributo ainda contém outras canções, lançadas em outros álbuns do bardo cearense, na forma de um EP digital.

O álbum 'Ainda Somos os Mesmos' segue a mesma ordem do clássico de 76. Começa com 'Apenas um rapaz latino americano' interpretada por Dario Julio & os Franciscanos – também conhecido como Dary Jr. da banda 'Terminal Guadalupe' – e segue com outra estréia solo, desta vez de Manoel Magalhães – da banda 'Harmada' – com a versão rockenrou para 'Velha roupa colorida', com muitas referências roqueiras nos riffs de guitarra.

'Como nossos pais' recebeu bela transformação nas mãos e voz de Phillip Long – coisa difícil de se alcançar após a versão quase definitiva de Elis Regina. 'Sujeito de sorte' também foi levemente modificada e ganhou uma levada mais rockenrou ao invés do groove da versão original pela banda 'Nevilton', que também inseriu riffs interessantes à melodia Belchioriana.

Lucas Vasconcelos – a outra metade do 'Letuce' – apresenta uma interpretação eletrônica para a minimalista 'Como o diabo gosta'. Bruno Souto – das 'Bicicletas de Atalaia – insere experiências em 'Al;ucinação'. 'Lemoskine' é o projeto solo de Rodrigo Lemos – d'A Banda mais Bonita da Cidade' – e mostra vigor em 'Não leve flores'.

A banda 'Fábrica' dá uma versão épica 'A palo seco', seguida pela 'Transmissor' com 'Fotografia 3x4' numa levada rock-indie. Marcelo Perdido – da banda 'Hidrocor' – encerra o disco com 'Antes do fim'.

Como não bastassem as ótimas versões para o álbum 'Alucinação', foi lançado ainda um EP com outros clássicos de outros discos de Belchior. 'Todo sujo de batom' – do primeiro álbum do compositor – recebeu versão pesada da banda 'The Baggios', seguida pela versão folk de Jomar Schrank para 'Comentário a respeito de John'.

Ricardo Gameiro apresenta uma versão voz, violão e programações para 'Medo de avião', enquanto
João Erbetta mostra uma intimista 'Paralelas'. Mana denota delicadeza e fragilidade em 'Coração selvagem'. A versão de 'Na hora do almoço' de Bonifrate entrou como bônus do EP 'Entre o Sonho & o Som'.

Esses artistas recriam as velhas canções e demonstram que a poesia de Belchior não envelheceu e continua relevante e pertinente mesmo nos dias de hoje.

2014 Ainda Somos os Mesmos

1. Dario Julio & os Franciscanos – Apenas um rapaz latino americano
2. Manoel Magalhães – Velha roupa colorida
3. Phillip Long – Como nossos pais
4. Nevilton – Sujeito de sorte
5. Lucas Vasconcelos – Como o diabo gosta
6. Bruno Souto - Alucinação
7. Lemoskine – Não leve flores
8. Fábrica – A palo seco
9. Transmissor – Fotografia 3x4
10. Marcelo Perdido – Antes do fim

2014 Entre o Sonho & o Som EP

1. The Baggios – Todo sujo de batom
2. Jomar Schrank – Comentário a respeito de John
3. Ricardo Gameiro – Medo de avião
4. João Erbetta – Paralelas
5. Mana – Coração selvagem
6. Bonifrate – Na hora do almoço



5 comentários:

AAT disse...

esse aqui ficou de lado? http://www.belchiorblues.com.br/

Eu Ovo disse...

ficou não - porque a postagem foi deste tributo e não do belchior blues.

Escola Pastor José Tavares de Souza disse...

Na musica fotografia 3×4, deixaram de citar a palavra VELOSO, que é o bacana da musica uma oposição poética ao antigo compositor baiano.ERRO LASTIMÁVEL isso pra mim foi pior que a fraca versão de A Palo Seco.

Eu Ovo disse...

realmente algumas versos nao ficaram muito boas - mas em compensação alguma ficaram exelentes.
como por exemplo a versao de como nossos pais de phillip long e sujeito de sorte do nevilton.
abs

Carla Antunes disse...

Quando vem uma postagem sobre o próprio? ^^