8.27.2007

AQUELE QUE CARREGA A MORTE NO BOLSO

Conheci o som do Fela Kuti numa viagem de carro, quando um amigo, vocalista de uma banda me entregou uma fita cassete, minutos antes da viagem de duas horas que enfrentaríamos em comboio.

A banda desse amigo meu, iria se apresentar na mesma noite, algumas horas mais tarde. Isso mesmo, nós estávamos viajando de noite, e esse amigo me entregou uma fita cassete que tinha escrito apenas Nigera’s Fela. Tanto que eu achei que esse era o nome do artista, até que finalmente eu me rendi ao som fenomenal de Fela Ransome Kuti.

Neste agosto, fizeram 10 anos da morte de Fela Kuti, em decorrência a complicações com a AIDS, em três de agosto de 1997. Muito antes, no dia 15 de outubro de 1938, Fela nascia em Abeokuta, cidade do sul da Nigéria, mais conhecida como a capital do Estado de Ogum.

Fela nasceu em berço político, seu pai era professor e sua mãe tinha atividades feministas, e como bem definiu Alexandre Matias, num texto publicado na ‘Radiola Urbana’ e no ‘Trabalho Sujo’, “ele era o equivalente africano a Che Guevara e Bob Marley”. Praticamente em todos os sentidos.

Na juventude, Fela mudou-se para Londres a fim de estudar medicina, mas foi a música que capturou sua essência. Na Inglaterra mesmo, ele formou a banda ‘Koola Lobitos’, e iniciou os primeiros passos no estilo afrobeat, uma mistura de jazz, funk, e música tradicional africana.

No final dos anos 60, Fela foi para os Estados Unidos e gravou o disco, ‘The Los Angeles sessions’, e conheceu um grupo intitulado ‘Panteras Negras’ que lhe mostrou o movimento blackpower, que acabou definindo sua luta política em prol de movimentos sociais na sua terra natal, tanto que ele renomeou a banda para ‘Nigéria 70’.

Ao retornar para Nigéria, Fela rebatizou a banda mais uma vez para ‘África 70’, e lançou o selo musical, que também tinha função de comunidade, estúdio e lar para todos aqueles que se consideravam independentes do Estado da Nigéria, o ‘Kalakuta Republic’.

Fela cada vez mais lutava pela libertação da Nigéria e pelos direitos humanos na África. E também espelhando-se nas ações que ecoavam do movimento negro norte-americano, com expoentes como Martin Luther King e Malcom X, Fela adotou o nome Anikulapo, que significava ‘aquele que carrega a morte no bolso’, e repudiou o nome Ransome por ser o nome de escravo da família.

Em 77 Fela lançou o disco ‘Zombie’, que criticava as ações dos militares nigerianos, fazendo uma alusão a mortos-vivos. O disco fez muito sucesso, mas desagradou o governo nigeriano, que lançou um ataque contra a ‘Kalakuta Republic’, num incidente que causou a morte da mãe do artista e destruiu as instalações do estúdio do artista.

Em 1978 Fela se casou com vinte e sete mulheres, que faziam parte de sua banda, como dançarinas ou backing vocals, para relembrar a massiva destruição do ‘Kalatula Republic’. Logo após, Fela lançou em campanha para presidente na Nigéria, mas sua candidatura foi recusada.

Fela remontou sua banda com novo nome de ‘Egypt 80’, e continuou a lançar discos no estilo afrobeat. Ele tentou mais uma vez se candidatar à presidência da Nigéria, mas foi preso sob a acusação de envolvimento com a máfia.

Após quase dois anos, Fela foi liberado da prisão e voltou a gravar com a ‘Egypt 80’, com quem se apresentou no Concerto ‘Conspiracy of hope’ em beneficio da Anistia Internacional em 1990.

Fela lutou até o fim da vida contra a ditadura na Nigéria, mas o que ficou mesmo foi sua música.

1966 Fela Ransome Kuti and His Koola Lobitos

1. Highlife time
2. Omuti tide
3. Ololufe mi
4. Wadele wa Robin
5. Laise Lairo
6. Wayo

http://www.badongo.com/file/4134556

1969 The ’69 Los Angeles Session (& Koola Lobitos)

1. My lady frustation
2. Viva Nigeria
3. Obe
4. Ako
5. Witchcraft
6. Wayo
7. Lover
8. Funky horn
9. Eko
10. This is sad

http://www.badongo.com/file/4134788

1971 Fela Kuti & África 70 (& Ginger Baker)

1. Let’s start
2. Black man’s cry
3. Ye ye de smell
4. Egbe mi o (Carry me I want to die)
5. Drum solo (Ginger Baker & Tony Allen)

http://www.mediafire.com/download.php?2kxg4ncrjzj

1972 Na Poi (& África 70)

1. Na poi
2. You no go die

http://www.4shared.com/file/22682723/6610d1cb/1971_Na_Poi.html

1972 Open & Close (& África 70)

1. Open and close
2. Swegbe and pako
3. Gbagada gbagada gbogodo gbogodo

http://www.4shared.com/file/22685903/c36fa6fa/1971_Open__Close.html

1972 Roforofo Fight (& África 70)

1. Roforofo fight
2. Go show
3. Question jam answer
4. Trouble sleep yanga wake am
5. shenshema
6. Ariya

Parte 1: http://www.mediafire.com/?cmetndotu4x

1973 Afrodisiac (& África 70)

1. Alu jon jonki jon
2. Jeun ko ku (Chop'n quench)
3. Eko lle
4. Je'nwi temi (Don't gag me)

http://www.4shared.com/file/22687410/e1ac9dd9/1973_Afrodisiac.html

1973 Gentleman (& África 70)

1. Gentleman
2. Fefe naa efe
3. Igbe (Na shit)

1975 Expensive Shit (& África 70)

1. Expensive shit
2. Water no get enemy

1975 He Miss Road (& África 70)


1. He miss road
2. Monday morning in Lagos
3. He no possible

1975 Kalatula Show (& África 70)

1. Kalatula show
2. Don't make garan garan

http://www.badongo.com/file/4135261

1976 Before I Jump Like Monkey Give Me Banana (& África 70)

1. Monkey banana
2. Sense wiseness

http://www.badongo.com/file/4135122

1976 Ikoy Blindness (& África 70)

1. Ikoy blindness
2. Gba mi meti ki ndolowo

http://www.4shared.com/file/28068775/50a062ed/1976_Ikoy_Blindness.html

1976 No Buredi (& África 70)

1. No buredi (No bread)
2. Unnecessary begging

http://www.badongo.com/file/4135436

1976 Yellow Fever (& África 70)

1. Yellow fever
2. Na poi 1975

http://www.badongo.com/file/4135682

1976 Zombie (& África 70)

1. Zombie
2. Mr. follow follow
3. Observation is no crime

http://www.badongo.com/file/4135557

1977 J.J.D. (& África 70)

1. J.J.D. (Johnny just drop)

http://www.4shared.com/file/22697169/ec9a58e1/1977_JJD.html

34 comentários:

Neide disse...

Nossa Eu Ovo, obrigada mesmo por este post maravilhoso!

Parabéns pelo seu ótimo gosto!

Eu Ovo disse...

Obrigado Neide,
também aprecio bastante suas postagens.
abs,
Bruno

Anônimo disse...

Thank you SOOO much! AMAZING! Muito Obrigado pra aquelas musicas!

Eu Ovo disse...

You are welcome.

Anônimo disse...

simplesmente lindo este post! mto grata
poema

Carmen Monteiro disse...

Você capricha tanto nos posts que dá vontade de baixar tudo :)

Abraço!

Anônimo disse...

Salve! Primeiro, parabéns pelo post, ótimo artistas, grande achado! Segundo, que tem um documentário sobre o cara no you tube inclusive.
Abraço!

Anônimo disse...

Great music, but too many wives.

Good job, compadre.

Eu Ovo disse...

Ja vi o documentário (não no youtube) é sensacional.
abs

Anônimo disse...

já baixo musica aki a um bom tempo, mais num postei nada soh pego a musica e vou embora.acho isso errado,(mais...).
sei que no minimo vc merece um muito obrigado, mesmo de coração!

Vc sempre posta materiais legais interessantes, vc prende minha atenção qndo passo por aki tento ler tudo,mais uma vez meu muito obrigado.

Lucia Martins disse...

Este blog está de parabens.
Com Fela Kuti dá pra acreditar que se pode fazer arte engajada.
Felicidades e um grande abraço,
Lucia

Anônimo disse...

Amigos do Blog, poderíam repostar o arquivo (Fela Kuti - Expensive Shit (& África 70) - 1975)?? ele foi deletado...Obrigado

Eu Ovo disse...

Vou recolocar o link do Expensive Shit - aviso assim que estiver OK.

E obrigado pelos agradecimentos a todos.
Realmente a moeda corrente das postagens são os comentários.

Abraços a todos.

Anônimo disse...

Valeu OVO, pelo post!!! Baixo os CDs sem pressa e os ouço UM a UM...

Eu Ovo disse...

Expensive Shit link renovado.
Podem abraçar com vontade.
abs

Anônimo disse...

Cara.
Post histórico !
Parabéns e fico agradecido

Anônimo disse...

ameeeeeeei!!!
muito obrigada,valeu mesmo, eu estava tentando ja a um tempo disponibilizar cds dele, mas meu computador esta muito lento.
Amei, very good job!
parabens
Renata

Anônimo disse...

salve, eu ovo!
há tempos procurava o fela!
super valeu!
abs
Carol

Anônimo disse...

MUITO BOM!!

Assum Preto disse...

Pelas minhas peregrinações auditivas, cruzando mares do jazz, metal, rumba, ternários... as três coisas mais explosivas que conhecí foram: Miles Davis, Sun Ra e Jimi Hendrix. Depois de anos a continuar ouvindo discos e mais discos de vários artistas, achei que nunca mais encontraria alguém explosivo como Miles, Sun e Jimi... mas estava errado... aleluia!!! Graças a você acabei de conhecer Fela Kuti... e obrigado por isso!!!

Eu Ovo disse...

Que bom que alguém mais conheceu o Fela - e o cara é mesmo um Fela...

Mas eu é que tenho que agradecer pelo comentário.

abs

Unknown disse...

Maravilha! Já tinha alguma coisa do Fela, agora tenho mais!!! hehe... Só uma coisa, eu acho que "Anikulapo" quer dizer "Aquele que carrega a morte no soco" ou "no punho". Bom, tb não faz diferença, muito obrigado pelo post!

Marcos disse...

Parabéns pelo blog, demais! muita música boa, da mais alta qualidade! Tenho baixado bastante coisa aqui. Tentei abaixar o Ikoy blindness e não consegui, parece que o link venceu, seria este o caso? Por favor, não é possível repostar? Obrigado desde já!

Anônimo disse...

Procurava este disco há muito tempo.
Brigadão

Eu Ovo disse...

Ikoy Blindness OK - podem baixar o disco agora.

Anônimo disse...

Fantástico!!!!!
Um grande obrigado do outro lado do Atlântico!!

Anônimo disse...

Demais!!!!
Simplesmente demais esse blog, já indiquei pra vários amigos.

Fiquei emocionada de achar tanto disco do Fela.

Valeu mesmo!!!!

Suzana.

sumarijuana disse...

Eu ovoooooooo!!!!

Suzana novamente.
O q houve com os links? A maioria inválido, deletado.

Poxa vida, snifsnifsnif.

Vc pode repostar por favor?

Muito grata.

Abraço.

Tiê disse...

repost por favor! tá tudo quebrado. hehehe

bernardo disse...

Caro e sagrado provedor de pérolas musicais raras. Tentei baixar alguns dos arquivos aqui do nosso amigo Fela Kuti e os links estavam inativos. Ainda é possível restaurá-los? Se não, você saberia indicar-me um lugar aonde baixar músicas do cara?

Muito obrigado, mais uma vez.

Lucas Scherer

Eu Ovo disse...

Poxa gente!
Vocês viram o tanto de link que teria que ser repostado?

É coisa pra caraleo! Eu ficar uma semana pra subir tudo de novo...

Procurem por ai...
- no orkut (comunidade fela kuti, discografias e outras sobre músicas em mp3 que devem ter tópicos do fela).
- no google (google blog search busca o resultado apenas em blogs) se vc refinar sua busca com um 'download' no lado do que procura, vc consegue achar até usando a ferramenta de imagens. Em ultimo caso eu busco o nome do artista + nome do disco...
- torrent eu também uso o google pra achar - só adiciono torrent no final.
- soulseek é o melhor baixador de música em p2p - pq vc consegue baixar os discos inteiros.
- Alguns servidores como o 4shared, permitem que vc busque dentro deles, por links do proprio servidor.
Se tiver alguns dessa lista, que vcs não encontrarem, perguntem por aqui, que eu subo de novo...
Até pq não serão todos esses discos....
Ou quem sabe posso, quem sabe, fazer um torrent com todos discos juntos - ou subir o máximo qeu eu conseguir num mesmo arquivo...
isso obrigaria a baixar todos - o que não é um mal negócio...
abs

Jhonny Russel disse...

FAzia tempo q eu procurava o material do Fela. valeu.

Ta tudo muito bacana aqui.

Pode Beijar a Noiva disse...

Amigo ovo,
só 2 links funcionam nesta postagem intupida de boas intençoes!

sandra disse...

Querido, querido... Preciso desses albuns... Não consegui nenhum!! :( Me ajuda!! Porfavor... :)
Ah, e diga-se de passagem, seu blog é o máximo, acompanho faz tempo e te digo que ... SEM PALAVRAS ...

GRATIDÃO!!