9.06.2008

ANA CAÑAS CANTA O DOCE E O AZEDO E O DOCE

Ana Cañas é demais! Se Você não conhece... Está esperando o quê? O disco da Ana Cañas, Amor e Caos de 2007, é uma grata surpresa na música brasileira.

O disco termina com uma versão Hendrixiniana de ‘Rainy Day woman’ de Bob Dylan. A canção, na voz de Ana, remete a passagens de ‘If 6 was 9’, ‘Castles made of sand’ ou ‘Hear my train A coming’. Sei lá.... Escolhe uma aí.... A releitura de ‘Coração vagabundo’ de Caetano Veloso renovou a canção com sutileza e porrada ao mesmo tempo! Quem foi que disse que não dá pra fazer bossa’n’roll? Se não dava, a Ana deu um jeito nisso.


Em ‘Mandinga não’ a Ana nos entrega uma canção meio Tom Waits, com pitadas de tropicalismo. ‘A Ana’ é quase uma canção biográfica, que nos remete à doçura da voz de Ana, dos acordes, assim como os efeitos ácidos-viagem-tripodelics, bem lá no fundo, atrás de tudo. Mas eu ouvi. E aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa?????? E aaaaaaaaaaaaaaaaÁ!!!!!!!!

Além de Dylan e Veloso, Ana canta ‘Super mulher’ de Jorge Mautner. Em ‘Vacina na veia’ Ana assume sua veia jazzista, que ela insiste em não assumir. O fato é que essa jovem diva começou a carreira cantando jazz em São Paulo, como no ‘All of Jazz’ e no ‘Baretto’ do Hotel Fasano.


‘Para todas as coisas’ é uma homenagem de Ana Cañas a Marisa Monte e Nando Reis, que até poderia se chamar ‘Diariamente (Parte 2)’. ‘?’ mostra mais um pouco da influência do jazz no trabalho de Ana Cañas, com melodia simples e muita poesia na letra. Os improvisos vocais de Ana remetem ao melhor do scat-singin’ de Louis Armstrong a Ella Fritzgerald A interpretação magistral de Ana, é um deleite aos ouvidos. Também pudera, essa artista seria mais uma atriz nos palcos televisivos, mas graças a Deus, virou cantora com uma voz ímpar, aliada às aulas de interpretação.

O som de Ana Cañas é tão interessante que você não consegue ouvir uma só vez. ‘Cadê você’ tem uma levada rock no melhor estilo dos ‘Stones’, mas também tem um jeitão jazz. ‘Devolve moço’ foi a primeira música a ser gravada do disco, e serviu como um termômetro para esse disco.


Se você quer conhecer mais sobre essa Diva, com D maiúsculo de Deusa mesmo, leia o que ela escreve no blogui, ‘Conversa de Bar’. Aí você vai ter uma idéia de que mulher é essa? Ela é linda, inteligente, sensível e forte pra caralho! Uma Supermulher!

Eu pasmei com ela! Achei legal o jeito como ela escreve meio ‘Macaca Simoa’. Quase que eu pude sentir o cheiro de botequim...

E outra coisa... Fellini é mesmo incomparável! Ninguém filma como Fellini.


2007 Amor e Caos

1. Mandinga não
2. A Ana
3. Vacina na veia
4. Para todas as coisas
5. ?
6. Coração vagabundo
7. Cadê você
8. Devolve moço
9. Super mulher
10. Rainy day women

Abaixa aqui no Eu Ovo

Site oficial: http://www.anacanas.com/

Mysace: http://www.myspace.com/anacanas

Canal You Tube: http://br.youtube.com/user/anacanasoficial

Blogui: http://www.anacanas.com/blog/blog.aspx

Compre aqui: http://www.anacanas.com/shopping.aspx

14 comentários:

Paloma Carvalhedo disse...

Eu nunca a tinha escutado, nem visto, até passar ocasionalmente pelo show q ela estava fazendo no dia 16 de agosto pelo circuito original no centro de Sampa. Foi como amor a primeira vista. Aqueles gritos rasgaram meu peito, e meu coração quis pular pra fora. Cheguei em casa com fome de disco. Não achei. Agradeço a postagem! E que o Brasil ouça Ana Cañas!

Louiz disse...

Diz aí ooo doido...

LINKS Mutantes

Louiz Araújo para euovoblog
mostrar detalhes 1 set (7 dias atrás) Responder


Graaaande companheiro Bruno!!

Rola de vc reativar os links dos Mutantes por favor??? Estes links nao podem ficar desativados...
Poxa, afinal, EU OVO MUTAAANTES!!!

MANDE UM ABRAÇÃO PRA VÉIA!!!

Ju disse...

Realmente interpretações lindas ...
O som foge um pouco do que habitualmente "ovo" (rock super-barulhento e afins rsss)!
Mas valeu muito conhecer !
Belo post!
Abs

Edson d'Aquino disse...

Hummmmmm...já conheço o trabalho da bela e talentosa Ana Cañas e, sinceramente, é honesto pra caramba mas...exatamente: tem muitos 'mas'!
O disco da Lua (aaaaffff...), ao contrário, tem muito 'MAIS'.
[]ões

Anônimo disse...

PEGEUI.THANKS

Alessandro de Oliveira Campos disse...

Obrigado pelas preciosidades que estão aqui! Olhando alí e por aí me deparei com seu blog. Felicidade é pouco! E de cara encontro essa coisa linda que é a Ana Cañas. Estou no Japão agora e com o peito apertado pelo tempo longe de casa, passar por aqui e encontrar essas coisas renova o axé e a força na caminhada. Parabéns! Um grande abraço e até!

Cristiano Nogueira disse...

Ouvindo!!!
Bacana mesmo!

Como sempre finíssimo o blog!
Sou fã declarado né véi!

Grande abraço!

Crisin
Doremilson & Tocafundo

Anônimo disse...

Escutando com cuidado ese disco da Ana, percebemos que ele canta bem e compõe mal. Coloca no Blog o disco da CéU e a galera vai ver o que é disco bom.
A Ana Cãnas é a queridinha da mídia, muita gente da TV ajuda essa menina..............ela precisa.
Ao contrário da CéU que fez um disco homônimo em 2005 e atualmente juntou-se à cozinha do Nação Zumbi e montou um grupo chamado Sonantes.
Essa sim canta e encanta: CéU
http://www.ceumusic.com/
Grande Abraço

Reginaldo

Fred Benning disse...

BLZ KRA,VALEU!
ABRAÇO

Louiz disse...

OOOOOOO OVO DE CODORNA!!! BLZ???
RESPONDE AE, POR FAVOR... E OS LINKS MUTANTES, OS SEIS, ABRAÇO PRA VÉIA, ETC????
VC ANDA SUMIDO VÉIO... DÁ NOTÍCIAS! ABRAÇO VÉIO!!!!

Eu Ovo disse...

Louiz,
na boa... os links dos mutantes vão demorar para serem atualizados, até pq não são links difíceis de encontrar na intenet. E eu to usando um micro lentium - por isso so dá pra cuidar das novas postagens ou mais recentes...
É inaceitável que vc só tenha o Eu Ovo como fonte de busca, com tantos bloguis por ai - e ainda mais com uma comunidade no orkut sobre os mutantes que é extremamente ativa e sempre tem os links atualizdos por lá - sem falar na comunidade DISCOGRAFIAS que tmbém tem vários discos dos mutantes tmb no orkut.
E também tem a ferramenta do google'blogsearch' que busca em bloguis o conteudo desejado.
E mais uma coisa: desliga o capsloc, seu Loki!
Procura ai na net - e se não achar... depois que eu arrumar o micro eu subo pra ti.
abs

Anônimo disse...

Muuito bom mesmo! Valeu pela dica. Grande abraço.

Eu Ovo disse...

1,445 downloads.
Na época que postei esse disco, mandei um e-mail para a Ana Cañas e avisei que ia postar.
Eu não queria uma entrevista com ela, apenas fazer uma resenha de um disco que havia me surpreendido.
No e-mail eu disse a ela, que postaria o disco e pedi a gentileza de permitir por pelo menos uma semana e depois podia me avisar por e-mail que eu retiraria o link.
Ela me permitiu mais que uma semana. Essa semana o link caiu. Também pode nem ter sido ela, mas como eu falei no e-mail...
Não subirei esse arquivo de novo, mas isso também não significa que ele não está por ai na net.
Procurem no 'google blogsearch' - no orkut - torrent - p2p - 4shared - enfim - achem por ai.
abs

Louiz disse...

JÁ Q NAO VAI REPOR O LINK, ROLA DE VC SUBIR PRA GENTE O NOVO ALBUM DELA????


ABRAÇOS!!!