6.21.2009

E ELA AINDA SORRI PRA MIM EM JAPONÊS

Hiromi Uehara é a anfitriã preferida para comemorar o aniversário deste blogui. Há três anos o 'Eu Ovo' iniciava os trabalhos, mais precisamente no dia 23 de junho, com a notícia da morte do Bussunda do Casseta & Planeta.

Nos anos seguintes, meio sem querer, o blogui comemorou com discos da japonesinha prodígio, que toca piano como ninguém e encanta todos que apreciam jazz. Pra mim, a Hiromi Uehara já deixou de ser revelação e se tornou a realidade jazzística atual. Pois foi assim, meio sem querer, que o blogui comemorou os anos de vida.

No primeiro ano, com a indicação do ‘brother’ 'El Cobrita', toda a discografia da jovem pianista foi postada. No segundo ano, Hiromi teve o álbum recém lançado como carro chefe da postagem, 'Beyond Standart', juntamente com o 'Duet' que ela gravou em parceria com Chick Correa. Na mesma postagem também houve a presença de bloguis amigos, como o ‘Boogie Woody’ que postava uma raridade da japonesa e atualmente já tem novas postagens sobre ela, além do blogueiro EdSom.

Pois esse ano a lembrança fica por conta de outro ‘bro’, Pezão que também celebra a mesma data ‘espacial’. Mas a raridade fica por conta dessa pianista que tanto encanta aos ‘ovidos’. Até seria melhor usar a frase no plural, por conta das habilidades dessa japonesa e pelas raridades aqui dispostas.

Dois discos gravados ao vivo e disponibilizados anteriormente no blogui ‘Jazz Boot Experiment’, que contam com duas apresentações, quase idênticas, da Hiromi Uehara com sua banda maravilhosa, a ‘Hiromi’s Sonicbloom’, que além de tê-la no piano e teclado, também tem Tony Grey no baixo, Martin Valihora na bacteria e Dave Fiuczynski na guitarra.

Com a guitarra, o trio virou quarteto e lançou os dois últimos discos da carreira dessa ‘japonezzista’, o regular 'Time Control' e o sensacional 'Beyond Standart'. Então você tá esperando o quê? Pode pegar logo essas raridades com apresentações ao vivo desse quarteto afiadíssimo.

2009 Berklee Centre Boston

1. Softly as in a morning sunrise
2. Led boots
3. Claire de lune
4. Ue wo muite aruko
5. I got rhythm
6. Caravan


Abaixar

2008 Tokyo Jazz Festival


1. Softly as in a morning sunrise
2. Clair de lune
3. Ue wo muite aruko
4. I've got rhythm
5. Caravan
6. Time out

Abaixar

12 comentários:

Augusto TM disse...

Parabéns para blog! Parabéns para você! Espero que o Eu Ovo continue sempre... mandando ver :)

Vida longa ao Eu Ovo!

Edson d'Aquino disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Edson d'Aquino disse...

Já virou tradição uma postagem da 'japinha' sensação do fusion nos 'birthday party' do Eu Ovo, né??? Pra ser sincero, apesar de mas principalmente por ser guitarrista, não gostei nadinha da entrada da guitarra no Sonicbloom, até por considerar que o estilo do Fiuczynski não trás nenhum benefício ou diferencial para a sonoridade da banda. Mas a Hiromi supera com sobras essa deficiência.
Long live I Egg!!!!!!
[]ões

Balaio The Gato disse...

Parabéns!!!Comecei o meu agora,espero que tenha uma vida longa assim...quer dizer que a Hiromi é tradição? Então faço parte das coimemorações tb pois fui eu quem encontrei o cd "Duets" pro Ovo postar...rsrs
Parabéns mesmo...

Eu Ovo disse...

Valeu a todos que comentaram...
Vida longa também ao Toque Musical, Gravetos & Berlotas e Balaio The Gato...
Coloca o link ai Balaio - pra eu linkar aqui no EuOvo...
E EdSom... é como o Woody fala... Nunca viu um guitarrista reclamando de guitarra em uma banda.
Eu particularmente não achei o Time Control (primeiro disco com o Fiuzcynski) tão bom - mas achei que o próximo disco (Beyond Standart) uma obra prima...
Mas você tem razão quando diz que a guitarra não fez falta... Não faria falta mesmo... Ainda mais com a Hiromi no piano...
Ela podia fazer concertos sozinha... Já ia ser demais...
abraços a todos

Tiê disse...

comecei a gostar de piano em fusion por conta dela. sempre achei a participação de piano em fusion um tanto sem graça. ela me fez mudar de ideia. hehehe

Ela e Medeski sempre surpreendem.

abraço.

Edson d'Aquino disse...

Me lembro perfeitamente quando o Woody me disse isto a respeito, justamente, do meu comentário desaprovando a entrada do Fiuzcynski no Sonicbloom. A verdade é que, apesar de ser um guitarrista(até que um pouquinho acima do razoável), considero que a inserção da guitarra na sonoridade da Hiromi, quando não banalizou seus arranjos, não acrescentou nadica de nada, talvez devido ao fato de o Fiuzcynski ser um tanto o quanto burocrático, apesar de tecnicamente irrepreensível. Veja o caso do Return To Forever: após 2 obras-primas, resolveu adicionar guitarras e chamou o Bill Connors -um músico sem luz própria- e lançou um disco meia-bomba. Mas ganhou muitíssimo com a entrada de um guitarrista do nível do fantástico Al Di Meola.
Adoro Chick Corea mas não curto a maior parte dos trabalhos com a Elektric Band, pelos mesmos motivos expostos acima.
[]ões

Balaio The Gato disse...

Taí Ovóide:
http://balaiando.blogspot.com/

Sergio disse...

Ué, Bruno, e o álbum com o Clark e o White, Jazz In The Garden? Estou estranhando a falta pq vc correu tanto atrás desse disco...

Mas não é hora de "ués", e sim de Yeah! Parabens, mermão! Eu pensava que o Ovo fosse até bem mais velho. E me lembro de ter descoberto Hirome, provavelmente lá do Woody, ter visto aquele vídeo Kung-Fu umas trocentas vzs, ter mandado o mesmo por emeio para todos os amigos e depois pegar a discografia aqui. Mas pra mim esse blog era dos mais antigos que havia na rede. Enfim, os meus mais sinceros parabéns a vc e vida infinda para a Casa!
Abraços!

Eu Ovo disse...

Espera até semana que vem Mr. Sônico.
E The Gato... Vou colocar seu link ai na listinha. Lembro bem do seu achado que colocaste lá no Dilúvio...
Vc também achou várias coisas difíceis e postou por lá na comunidade...
E lembro também que o Dengue Fever foi vc que postou primeiro lá - no ZtrangerXXI.
Vc devia colocar essas paradas no blogui - entre uma resenha de show e outra...
Longa vida à resistência dos bloguis - todos eles
abs

Tiê disse...

ô Sr. Ovo, linka nois clandestinos tombém. hehe

http://traficoilegaldemusica.blogspot.com/

abraço.

Juliana Salty disse...

Parabéns pelo belo trabalho e vida longa aos blogs...

beijos

www.hastaluegobaby.blogspot.com