12.20.2009

UM CONTO DE NATAL COM UM SORRISO EM JAPONÊS

Uma coisa é certa. Feliz aquele que ouve o som de uma certa pianista com sorriso em japonês. Ela mesma, ou ela mesmo. Enfim... A única e insubstituível Hiromi Uehara.

Esse disco, ‘Place to Be’, é o mais recente trabalho de Hiromi Uehara, lançado pela Telarc em setembro no Japão e futuramente em janeiro (do ano que vem) no resto do mundo. Um disco simples e sublime, em que ela toca sozinha em todas as faixas. Uma maravilha ouvir os improvisos deste primeiro disco solo de Hiromi.

A idéia principal do disco é como um relatório de viagens- dos vários lugares onde ela já tocou. O álbum inicia com a enérgica ‘BQE’ (sigla para Brooklin-Queens Expressway), que captura o que própria Hiromi define como “trânsito insano” com “carros loucos e veloses”, bem como a essência da ilha de Manhattan.

‘Sicilian blue’ foi composta em homenagem à ilha da Sicília na Itália, provavelmente por conta do céu azul, mar azul etc. A espiritual ‘Bern baby Bern’ é uma reverência ao clube de jazz em Bern na Suiça, Marian’s Jazzroom. “Tem uma pequena vinheta que sempre toca antes dos shows lá, e a canção é chamada ‘Bern baby Bern.’ Está é minha versão para essa música, para expressar o quão feliz fico quando estou lá”, declara Hiromi.

‘Capecod chips’ é uma lembrança dos tempos de estudante em Boston, na Berklee College of Music, que captura a energia dos anos de faculdade. A standart ‘Pachelbel’s canon’ utiliza efeitos inusitados no piano, que lembram um cravo, mas a faixa gradualmente se transforma numa peça pós-barroca.

A suite em três partes ‘Viva!Vegas’ abre com a faixa ‘Show city, show girl’, seguida por ‘Daytime in Las Vegas’ e finalmente com ‘The gambler’, “um dia”, afirma Hiromi, “espero poder tocar essa música em Las Vegas”.

O disco encerra com faixa que deu título ao álbum, ‘Place to be’, que é um questionamento sobre o lugar onde deveríamos estar. “A vida é uma grande jornada em busca de um lugar pra ficar”, conclui Hiromi. A versão japonesa ainda possui um bônus track, a faixa ‘Green tea farm’.

Este é o presente de natal do EuOvo para todos vocês, ouvintes assíduos que freqüentam o blogui. Uma trilha sonora perfeita para a noite de natal.

2009 Place to Be

1. BQE
2. Choux a la creme
3. Sicilian blue
4. Bern baby Bern
5. Somewhere
6. Cape Cod chips
7. Islands Azores
8. Pachelbel's canon
9. Viva! Vegas: Show city, show girl
10. Viva! Vegas: Daytime in Las Vegas
11. Viva! Vegas: The Gambler
12. Place to be
13. Green tea farm (bonus track)

Abacaxi
ou
Abaixaki

6 comentários:

Camisa dez da Gávea disse...

O que posso falar sobre um disco deste calibre e que nem ao menos foi lançado por aqui...?

Muchas Gracias! :}

E um bom Natal para vc e todos que frequentam o blog.

Edu Camargo disse...

Camarada!!!
Muito obrigado pelo presente de Natal e aproveitando deixar mais uma agredecimento.....
Graças a seu blog tive prazer de conhecer a essa fantastica artista. Descobre uma nova visão musical que até então não conhecia.
Seu blog é nota 1000 Parabéns!!
vida longa ao EuOvo!!!
E um Feliz natal e Feliz 2010!!!
Abços
EduBass

Athaydes disse...

Queria muito baixar este disco, mas o Rapidshare não permite baixar de graça, somente conta premium e o Flameupload o arquivo não é encontrado, dá erro. Seria possível incluir outro link ou corrigir estes?
Muito obrigado e parabéns pelo blog, é o melhor!!
A.

Eu Ovo disse...

Pô Athaydes?
vc veio aqui com arauto do pânico?
é o seguinte:
o flameupload é igual ao sharebee (só que o sharebee faz upload de no máximo 150mb - o flame permite 200), ele vai gerar 4 links nos servidores, megaupload, hotfile, file factory e deposit file. O mega deu erro, mas ainda tem 3 link funcionando. Tenta lá que estão OK.
Espera carregar a página do flameupload - leia a página com atenção que vc vai encontrar onde clicar (Geralmente está escrito download now ao lado do servidor onde foi hospedado).
Tá funcionando.
Quanto ao rapidshare - tem que insistir que o rapidbosta tá meio ruim nos ultimo tempos (eu evito usar esse tipo de servidor, até pra baixar, se tiver outra opção com certeza). Mas geralmente durante a noite, madrugada ou início da manhã você consiga baixar algumacoisa nesse servidor.
eu sempre consigo quando preciso...
abs

Eu Ovo disse...

Se nada disso funcionar Athaydes - entra em contato de novo que eu tento achar outro link ativo por ai.
e esse disco vale muito a pena - assim como todos os outros dela.
grande abraço

Sergio disse...

Acabo de lembrar de vc por causa exatamente dela. Passeando blogs caminhos encontrei esse disco para, tvz, se não tiver, acrescentar mais esse a coleção:

http://elrincondecobham.blogspot.com/2009/05/hiromi-uehara-trio-shinagawa-aqua.html

Um feliz ano novo a vc, aos seus e a todos nós q aqui frequentamos!

Sergio, o sônico.