7.17.2011

O MITO DO SEU ESTRELO E DO CALANGO VOADOR

Seu Estrelo - MiniDoc - 061UHA from UHAvideo on Vimeo.

Seu Estrelo é um brincante, ele nasceu do ventre de uma árvore, mas sua mãe é Laiá e o pai é o Rio.

Conta a história de que Laiá sempre fora fascinada pelo Rio. Um dia seu irmão, Luzbelo, deu-lhe de presente um sonho com o Rio. Nesse sonho, o Rio entrou dentro de Laiá e inundou-a. Ela guardou esse sonho dentro de uma árvore e nove meses depois nasceu Seu Estrelo.

Toda essa história foi criada como uma brincadeira tradicional – quem sabe daqui mais alguns anos – pela trupe de integrantes do ponto cultural Seu Estrelo e Fuá do Terreiro. Além de oficinas de percussões, dança e confecção dos figurinos dos brincantes, eles trazem as apresentações de circo na rua para o plano piloto de Brasília. O grupo existe há sete anos, mantendo viva essa tradição de brincantes no Distrito Federal.

Durante suas apresentações, cada integrante incorpora um personagem dessa mitologia criada especialmente para essa brincadeira da tradição popular. Além de Seu Estrelo, outro personagem é o Calango Voador, que é filho do Sol com a Terra.

O que eles tocam é o samba pisado, no meio desse Planalto Central, entre brincadeiras e elementos tradicionais do cerrado. Eles são o cerrado popular.

2009 Seu Estrelo e Fuá do Terreiro

1. Baque do Seu Estrelo
2. Trovão
3. Sinhá Laiá
4. O Rio
5. Gavião
6. Ka Nho Naben
7. Mariasia
8. Vim da Mata
9. O Tronco
10. Luzbelo
11. Samba pisado em terreiro estrelado
12. Risadas da Tristeza
13. Bordei de Maracatu, um terninho pra Manoelzinho

Abaixar

Nenhum comentário: