3.24.2013

O SOM SUPERLATIVO DO SUPERLAGE

Com canções dançantes e contagiantes, a banda 'Superlage' insere a cumbia eletrônica no cancioneiro popular brasileiro.

O 'Superlage' é uma banda que surgiu da afinidade entre Eudes Ciriano e Rafik Alfaia, que juntos criaram uma mistura de cumbia eletrônica com o reggae, sambas e elementos rítmicos do interior pernambucano.

Eudes Ciriano, olindense conhecido como DJ Incidental, tocou profissionalmente como baixista em diversas bandas pernambucanas, frequentou vários festivais e se firmou artisticamente como DJ produtor. No final da década de 90 conheceu Alfaia, também baixista, ex-integrante da banda 'Querosene Jacaré' e 'Monjolo'.

Comos os dois sempre trabalharam nos próprios projetos pessoais, Eudes tinha vários registros caseiros e sempre estudou e criou beats eletrônicos com a intenção de trasnformar tudo em CD, enquanto Alfaia construía sua carreia musical em São Paulo, sempre registrando melodias de vários estilos. Em 2012 uniram o conhecimento e montaram a parceria que virou a banda 'Superlage'.

Com as composições em parceira, a dupla sentiu a necessidade de uma voz feminina no balanço especial 'Superlage'. Depois de testarem diversas vozes, escolheram o belo e encorpado timbre da paraense, Jana Figarella. Com quatro faixas, o EP apresenta uma amostra das canções, que farão parte do álbum de estréia, previsto para julho deste mesmo ano.

'O teu calor' foi uma das últimas faixas a ser gravada e preparada como aperitivo, já que conta com o vocal de Jana Figarella, uma deiciosa cumbia/reggae com balanço bem popular. 'Quero brincar de sol' é uma cumbia com elemento forte do xote e do vocal típico de Olinda, onde é impossível ficar impassível e não bater os pézinhos marcando o ritmo. 'Uh la lai' é uma faixa quase instrumental, que levanta defunto em qualquer pista de dança. 'Dia de Rei' é um mantra repleto de barulhinhos e samplers, com um clima denso e hipnótico.

Com essas quatro faixas, o 'Superlage' pretende instigar o ouvinte para o lançamento do primeiro disco, com 10 faixas e dois bônus especiais.

Enquanto as fogueiras de julho não chegam, deixo aqui um bate papo rápido com o Eudes, do 'Superlage'. Que convida todos a ouvirem o EP...

De onde vem o nome 'Superlage'?
Sempre morei em suburbio. Nele escuto de tudo, prinipalmente aos domingos.
Eu gosto de ouvir de tudo, o que tá na moda das rádios e o que está na moda das ruas do meu suburbio. Até pra saber o que vou fazer ou não – gosto de música pop bem cuidada.
Superlage vem disso.
Pensamos no som que toca na laje, que é massa, mas queríamos colocar uma melodia mais apurada, os timbres e qualidade de gravação melhor, por isso que ficou assim o nome. É escrito com “G” e não com “J” por uma questão estética. O “j” ficou horrível na marca...

De onde surgiu a idéia de montar a banda?
Rapaz, não tenho como definir quando veio a idéia...
Comecei a discotecar para viajar o Brasil com um produto, para poder ter algo para apresentar nas feiras de música que frequentei, quando estava como produtor profissional.
O segundo momento desse giro como DJ era justamente montar um LIVE PA (tudo saindo do computador). Daí encontrei um amigo em Sampa e de lá começamos a planejar uma junção de cabeças para executar nossas músicas.
Mas quando começamos a arranjar as músicas, aconteceu de rolar uma simbiose de idéias e uma complementação de conhecimento.
Então ficou mais que certo que não seria o trabalho do DJ Incidental e sim da dupla formada com Rafik Alfaia – enfim, o 'Superlage'.

Como vai ser ao vivo? …o som que vocês dois gravaram...
Agora somos três...
A entrada de Jana Figarella fechou o núcleo que planejamos desde de setembro do ano passado.
Ao vivo eu solto os samplers das bases, toco guitarra e canto.
Alfaia toca baixo, percussão fina em algumas músicas e canta
A Jana toca violão e canta (muito)!
O que inicialmente seria um trabalho Live PA de músicas envolvendo cumbias, sambas e música tradicional, se transformou em um disco focado na cumbia eletrônica.

E como foi o processo pra encontrar a voz do 'Superlage'?
Fizemos quatro testes antes de Jana.
Ela foi a primeira a ser indicada por uma amiga de Alfaia e foi a última a fazer o teste, quebrando o provérbio que os últimos serão os primeiros. Ela foi a primeira e acabou sendo a vocalista que procurávamos.
Jana é paraense, faz faculdade de artes cênicas na Federal e canta na noite.
Uma voz poderosa...
Apesar de gostar demais da música feita aqui em Pernambuco, a primeira meta para compor o grupo foi buscar um timbre vocal que levasse a música a um lugar não muito comum às referências do que é apresentado pelos grupos locais. A idéia sempre foi montar arranjos, timbres e voz que transitassem bem em vários grupos sociais, em várias tendências da música POP.

E como será a distribuição/ disponibilização do disco?
Superlage é banda para mídia, para quem escuta, para nós é uma empresa.
Ter as faixas disponibilizadas no site é legal, pois, penso que se vai deixa baixar, que seja para mandar o link aonde puder.
Não discutimos ainda sobre a distribuição física, daí não sabemos as regras para disponibilizar.
Um escritório de produção está vendo essa parte burocrática...

2013 Superlage EP

1. O teu calor
2. Quero brincar de sol
3. Uh la lai
4. Dia de Rei

Nenhum comentário: