12.08.2013

OS METÁ MULHERES METÁ NEGRAS COM SABOR GUEMBÔ

'Os Mulheres Negras' se juntam ao 'Metá Metá' para apresentarem espetáculo antológico, magistral e intimista.
São Paulo, 18 de agosto do ano de 2013, no Casa de Francisca, dois gigantes se colidiram num espetáculo colossal.

São Paulo, 1988, os jovens paulistanos André Abujanra e Maurício Pereira, lançavam o primeiro álbum sob o nome 'Os Mulheres Negras' – 'Música e Ciência' – onde experimentavam samplers eletrônicos misturados às guitarras e saxofones da dupla, que ficou conhecida como “a terceira menor big-band da história”.

Depois de um segundo disco – 'Música Serve pra Isso' – a dupla 'Os Mulheres Negras' se separou com cada qual seguindo a própria carreira. Maurício gravou um disco solo – 'Na Tradição' – enquanto Abujanra formou o 'Karnak', com quem também gravou álbum. Ambos seguiram as carreiras sempre participando dos álbuns dos antigos parceiros e vez ou outra retomando a parceria em shows especiais da dupla.

São Paulo, 2011, o compositor e violonista, Kiko Dinucci, a cantora Juçara Marçal e o saxofonista e flautista Thiago França lançaram o resultado fonográfico da parceria entre eles, o trio 'Metá Metá'. O álbum foi um sucesso e abriu caminho para o segundo petardo – 'MetaL MetaL', que hoje incorporou novos integrantes – mas neste espetáculo aparece apenas como trio.

São Paulo, 2013, na Casa de Francisca, as duas bandas se uniram e realizaram um espetáculo, que poucos puderam prestigiar. Já há algum tempo que a dupla Abujanra e Pereira se apresentam numa espécie de revival d'Os Mulheres Negras' e como poderíamos esperar, duas bandas das mais legais e importantes de suas respectivas décadas se unificaram num duplo-trio-de-cinco, com a adesão dos integrantes do 'Metá Metá.

Considerando que os anos 80 foram cheios de inúmeras bandas legais, mas dentre todas elas a que continua atual e relevante nos dias de hoje é sem dúvida nenhuma 'Os Mulheres Negras', enquanto as outras se tornaram meros representantes do saudosismo à época. O 'Metá Metá' já é essa unanimidade por onde passa, mas apresenta fortes influências de Pereira e Abujanra. Nesse dia apresentaram um espetáculo com repertório mesclado de canções das duas bandas e dos quatro álbuns que lançaram.

Das canções d'Os Mulheres Negras', eles tocaram 'Só tetele', 'Orelhão', 'Purquá mecê?', 'Milho', 'Mãos coloridas' e 'Métodos Os Mulheres Negras para o ensino do skate na escola pública do terceiro mundo'. André Abujanra relembra a história de 'Guembô' e sugere que a junção das duas bandas deveria usar esse mesmo nome.

'Imbarueri' também era do repertório da dupla, mas foi gravada posteriormente por Maurício Pereira no disco solo 'Mergulhar na Surpresa'. 'Trovoa' também havia sido gravada por Pereira – no álbum 'Pra Marte' –, mas ficou mais conhecida na voz de Juçara Marçal, no primeiro disco 'Metá Metá'.

Também do 'Metá Metá', foram apresentadas as canções 'Cobra rasteira', 'Obá Iná', 'Obatalá', 'Oyá' e 'Ossanin'. 'Depressão periférica' também foi incluída no repertório, por se tratar de uma parceria entre Kiko Dinucci e Maurício Pereira, gravada no disco solo de Dinucci com vários cantores e parceiros – 'Na Boca dos Outros'.

A santa missa do velho modelo “faça-vocë-mesmo” tem neste registro, seu mais precioso cântico espiritual, com a soma das duas bandas mais atuantes nesse sentido. 'Os Metá Mulheres, Metá Negras' (apenas 'Guembô' – como prefere Abujanra) apresentam objetivos idênticos, mas separados por uma década de existência.

Com esse registro ao vivo, com qualidade da mesa de som, sem mixagem, sem cortes etc e tal, 'Os Mulheres Negras' se atualizam ao compartilharem as experiências com o 'Metá Metá' e compartilharem com todos ouvintes.

2013 Os Metá Negras Ao Vivo na Casa de Francisca

1. Mãos coloridas - Ossanin
2. Métodos Os Mulheres Negras para o ensino do skate na escola pública do terceiro mundo
3. Imbarueri
4. Depressão periférica
5. Cobra rasteira
6. Trovoa
7. Milho
8. Oyá
9. Só tetele
10. Guembô
11. Obatalá
12. Obá Iná
13. Orelhão
14. Purquá mecê?

Nenhum comentário: