10.19.2014

ME LEVARAM PARA NAVEGAR EM OUTRAS ÁGUAS

Cantor paulistano apresenta obra madura em disco conceitual cheio de referências que vão desde 'Bossa Nova', 'Tropicália' ao 'Clube da Esquina'.


O terceiro álbum de Pipo Pegoraro chega com identidade única e apresenta uma banda de pegada forte, firme e coesa. Com produção e direção musical de Romulo Fróes, a banda fez uma imersão em estúdios de ensaio e definiu os arranjos de todo disco.

Esta banda é formada por Décio 7 na bateria, Gustavo Cék na percussão, Marcelo Dworecki no baixo, Cuca Ferreira no saxofone e flauta, Fernando TRZ no piano e Lucas Cirillo na gaita, além do próprio Pipo nas guitarras e vocais.

O álbum abre com 'Aiyê', uma delicada overture para um complexa obra conceitual. 'Cambaleei' tem participação de Xênia França nos vocais – que também divide os vocais com Pipo na banda 'Aláfia'. 'Dia desses' apresenta uma peça “rockenrou”, meio afrobeat, meio jazz – um dos belos resultados dos ensaios exaustivos para a criação de todos arranjos.

'Indecifrável' tem a voz de Filipe Catto – sem falar na segunda aparição de Xênia – com a percussão adicional de Guilherme Kastrup, o clarinete de Luca Raele e baixo acústico de Marcelo Cabral, numa canção composta em parceria por Pipo e Fróes. 'Olhos de Henri' é o perfeito interlúdio para esta obra envolvente e “submersiva”.

'Sabão de coco' trás um quarteto de cordas – com Veridiana Oliveira e Alexandre Brito (violino), Marcio Eli Junior (viola) e Yaniel Matos (violoncelo) – numa canção de estranha beleza, mas que remete ao som natural do Brasil, evocado lindamente anteriormente por Tom Jobim e pelos mineiros do 'Clube da Esquina'. Além das influências das terras tupiniquins, Pegoraro apresenta referenciais no outro lado do Atlântico.

Em 'Pra continuar' ele introduz o tema em loop remetendo à introdução de 'On the run' do 'Pink Floyd' – no 'Dark Side of the Moon'. Para logo em seguida apresentar ecos de 'Let there be more light' – faixa de abertura do álbum 'A Sacerfull of Secrets' do mesmo 'Pink Floyd'. Com a voz cadente de Romulo Fróes, a canção parece mesmo ter saído de algum álbum dos bardos ingleses, mas sempre mantendo o tempero característico do inúmeros mulatos inzoneiros, que são reverenciados neste álbum.

'Saudação' segue como uma vinheta de abertura para a canção 'Rosália', que conta com o vibrafone de Beto Montag fazendo contraponto ao conjunto da obra. Nessa canção, Pipo vai desvelando o material e deixando claro que sua zona de conforto ficou para trás – como diz a letra em “me levaram pra navegar em outras águas” – canção de Pipo e Pablo Casella. 

'O que só cabe em nós' encerra o álbum dando um resultado a todo contexto, como o final de um tear ou numa colagem antropofágica. Com a voz de Luz Marina e composta numa parceria de Pegoraro com o poeta Arruda, a canção além de dar título à obra, revela o significado de tudo que foi apresentado desde então.

O disco de Pipo Pegoraro define-se apenas no final. Desvela-se quando finda. Enfim... Ouça até o fim e verá...

2014 Mergulhar Mergulhei

1. Aiyê
2. Cambaleei
3. Dia desses
4. Indecifrável
5. Olhos de Henri
6. Sabão de coco
7. Pra continuar
8. Saudação
9. Rosália
10. O que só cabe em nós

Nenhum comentário: