11.02.2014

ME PEGA, ME PAGA, ME LEVA, ME LAVA, ME LOVE

O som cosmopolita do 'Sacassaia' se volta mais aos ritmos brasileiros, mas também segue investindo no ragga, reggae, dub e similares.


Da ultima vez, o 'Sacassaia' era um duo formado por Gardenel e Tony Robalo, mas tinha diversas participações especiais de Renato Matos, em várias faixas do álbum de estréia, 'Sampleando Deus e o Mundo' de 2009. Hoje o que eram dois viraram três – efetivando de vez a inclusão do pai do reggae brasiliense, bem como adotando os nomes Gabriel Reis e Tomás Seferin, respectivamente.

Com esse lançamento, 'Boca da Terra', o 'Sacassaia' se firma no cenário musical nacional, com um álbum recheado de influências afros de terreiros de umbanda e candomblé, mas tudo devidamente temperado com as batidas eletrônicas de Tomás, a rima tensa e nervosa de Gabriel com a voz gentil de Renato e seu “ziriguidum do além”.

Logo de cara se percebe que a estimada contribuição de Renato Matos fez bem ao som da dupla, que agora é um trio. Não fosse a presença do cantor e compositor de 'Um telefone é muito pouco' – conhecida nacionalmente na voz de Leo Jaime – o 'Sacassaia' não teria a inclusão de temas africanos e dialetos de umbanda e candomblé.

Essa adição de novos temas e batidas deixou o o som da banda mais orgânico que eletrônico, num contraponto ao disco anterior – 'Sampleando Deus e o Mundo'. Destaque para canções como a faixa-título 'Boca da terra', 'Remandelagem', 'Barravento', 'Dizeres desertos', 'Ninguém dorme' e 'Boca oca'.

O estilo de letras recheadas de aliterações e referências inusitadas deixa uma atmosfera delirante. O disco também tem inúmeras participações especiais como Rafá Dorneles, Lupa Marques, Moises Alves, Edinho Silva, Tekokatu Enitan, Ras Kakaroto, Vitor Pirralho, Renata Jambeiro e Ellen Oléria.

2014 Boca da Terra

1. Boca da terra
2. Remandelagem
3. Nobre plebeu
4. Batida catira
5. Barravento
6. Dizeres desertos
7. Ninguém dorme
8. E o mar secou
9. Boca oca
10. Onda do mar
11. Cubro meu corpo
12. Padê digital
13. Você é o lugar

Nenhum comentário: