12.13.2015

DE QUANDO O AXÉ DA BAHIA ENCONTRA COM O ASÉ DA NIGÉRIA

Banda baiana faz intercâmbio entre Salvador na Bahia e Lagos na Nigéria, através da mistura entre diversos ritmos e o afrobeat.  


O 'Ijexá Funk Afrobeat' é uma banda de Salvador, que faz uma mistura homogênea entre a cultura brasileira e o afrobeat.

O 'I.F.Á. Afrobeat' é formado por Jorge Dubman na bateria, Fabricio Mota no baixo, Átila Santtana e Prince Ádamo nas guitarras, Alexandre Espinheira na percussão, André T. nos teclados, Normando Mendes no trompete, Ráiden Coelho no sax, Hugo Sanbone no trombone e Ton Carvalho no sax barítono.

A eles se juntou a cantora nigeriana Veronny Okwei Odili para lançarem o EP 'I.F.Á.' com produção de André T. e arranjos e composições coletivas. A banda segue a linha instrumental, mas o casamento com a voz de Veronny se tornou inevitável. A voz

Todo potencial sonoro do 'I.F.Á. Afrobeat' é revelado logo na capa do EP, com arte de Lemi Ghariokwu, o mesmo que fazia capas dos álbuns de Fela Kuti, e que neste caso apresenta o conceito pan-africanista e afrofuturista, com elementos tradicionais da cultura yorubá e da cultura africana. “As listras coloridas representam o encontro entre as culturas Nigeriana e Afro-Brasileira e o diálogo entre elas. Os círculos concêntricos simbolizam a vida como um ciclo contínuo”, como afirma o próprio Lemi.

“Sinto, firmemente, que o objetivo e sua relevância é inspirar Afro-Brasileiros e outros Africanos Diásporos a compreender que trabalhando juntos e ajustando nossas mentes para a África criamos um nobre caminho para alcançar o sonho de liberdade eterna e da auto realização para a unidade e progresso últimos”, encerra Lemi.

2015 I.F.Á. Afrobeat + Okwei V. Odili EP

1. Afrofunk revolution
2. Suffer
3. Afro woman
4. Ebenezer
5. Axé!

Nenhum comentário: